APÓS APROVAÇÃO DO PROJETO NA CÂMARA, VEREADORES PARTICIPAM DE MOMENTO DE ASSINATURA DA LEI QUE RATIFICA OS TERMOS DO PROTOCOLO DE GEMELLAGGIO

por Jéssica Minosso publicado 11/11/2022 17h07, última modificação 11/11/2022 17h07

Na quinta-feira, dia 10 de novembro, o Presidente da Câmara de Vereadores Márcio De Conto e a Vereadora Cidania Defendi participaram do ato da assinatura da Lei Municipal 3.339/2022 que Ratifica os Termos do Protocolo de Intercâmbio – Gemellaggio – firmado com a Comunidade Italiana de Bassano del Grappa, declara como patrimônio cultural imaterial, e dá outras providências. A referida Lei sancionada pelo Prefeito decorreu do Projeto de Lei nº 91/2022 que foi Aprovado por Unanimidade na Sessão Ordinária de 07/11/2022.

Além do Prefeito Municipal e dos Vereadores citados, o momento contou com a presença do Vice-Prefeito João Paulo Maroso, Presidente da AVENOBA Juari João Zanon, secretários municipais, diretores e representantes de escolas, entidades e instituições da comunidade. Na oportunidade foram acompanhados os hinos nacionais da Itália e do Brasil e assistidos vídeos sobre as cidades de Nova Bassano e Bassano del Grappa. Além disso, foram exibidas mensagens do bassanense Luíz Molossi, Vice-Presidente da Consulta dos Vênetos no Mundo e da Prefeita de Bassano del Grappa Elena Pavan. Ao final do encontro, o Prefeito Municipal também deixou sua mensagem a respeito da importância do Gemellaggio para o Município.

No dia 10 de novembro de 1957 foi firmado protocolo de intercâmbio conhecido e denominado como Gemellaggio entre as comunidades de Nova Bassano e Bassano del Grappa, tornando-as irmãs. Contudo, na época a comunidade de Nova Bassano ainda não havia obtivo a sua emancipação político administrativa, fato que somente veio a ocorrer em 23 de maio de 1964, dessa maneira, naquela época, o protocolo de intercâmbio não foi ratificado por meio de Lei.

Em julho de 2018, ocorreu a renovação do pacto de intercâmbio, com a revitalização das intenções de caráter cultural, histórico, social e comunitário firmadas anteriormente. Importante destacar que provavelmente trata-se do mais antigo Gemellaggio firmado no Brasil.

Nesse ano de 2022, comemora-se os 65 anos do acordo e aproveitou-se o oportuno momento para ratificar os termos do protocolo de intercambio existente desde 1957 por meio de lei, e ainda, reconhecer o Gemellaggio como Patrimônio Cultural Imaterial de Nova Bassano.