CÂMARA APROVA PROJETO QUE COOFICIALIZA LÍNGUA TALIAN EM NOVA BASSANO

por Jéssica Minosso publicado 01/09/2022 13h42, última modificação 01/09/2022 13h42

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 29 de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 66/2022, que “Dispõe sobre a Cooficialização da Língua Talian no Município de Nova Bassano – RS, e dá outras providências”, que tem como objetivo promover, de diferentes maneiras, a valorização, salvaguarda, manutenção, ensino e promoção da Língua e Cultura Talian.

Na Sessão estiveram presentes representantes da AVENOBA – Associação Vêneta de Nova Bassano, entidade que propôs ao Poder Público tornar o Talian língua coofical do Município, a partir disso, levando em consideração que é a Língua dos imigrantes oriundos de diversas regiões da Itália, especialmente da região do Vêneto, os Poderes Executivo e Legislativo elaboraram o Projeto de Lei para a Cooficialização. Durante muito tempo, o Talian foi qualificado como “dialeto”, mas a partir de 2014 passou a ser reconhecido como “língua” pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A AVENOBA foi fundada em 28 de julho de 2018, e tem como finalidade a promoção da cultura e das artes em geral, o desenvolvimento da cultura Ítalo-Brasileira em suas diferentes manifestações. E a língua, sem sombra de dúvidas, é um fator de grande relevância para a preservação da cultura e da identidade de um povo.

Na discussão do Projeto, os vereadores foram unânimes em reconhecer a importância do tema para o Município, que foi predominantemente povoado por imigrantes italianos e cujos descendentes até hoje falam o Talian e parabenizaram a AVENOBA belo pelo trabalho que vem desenvolvendo.