PRESIDENTE PARTICIPA DE ENCONTRO DO PARLAMENTO REGIONAL

por Jéssica Minosso publicado 13/05/2022 16h47, última modificação 13/05/2022 16h47

Na tarde de quinta-feira (05/05), o Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Bassano, Márcio De Conto, participou de uma reunião pública para tratar sobre a situação do Hospital Geral (HG), além dos desafios da saúde pública, na região. Em busca de debater as responsabilidades de cada município, o presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, comandou o encontro, realizado no plenário do Legislativo caxiense.

Na reunião, os atendimentos do Hospital Geral foram parte da pauta discutida. O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, destacou a atuação do hospital nesse período de déficit da saúde pública. “Atendemos 49 municípios da região. São mais de 1,2 milhão de habitantes. O HG tem 20 leitos de terapia intensiva para atendimento populacional. Nunca iremos negar atendimento a ninguém, só que precisa de espaço e, para isso, temos que pensar em como oferecer um atendimento ainda melhor à comunidade dos municípios”, destacou.

Questionou-se a participação e responsabilidade dos municípios da região com os atendimentos do sistema de saúde. Com representação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, se destacou uma operação de novas estratégias mirando outros municípios além de Caxias. “Pensamos em potencializar os atendimentos simples que podem ser feitos nas cidades do interior. Que o município se aproprie da parte que lhe cabe enquanto atenção primária, fortaleça essa etapa, e assim possamos potencializar ainda mais os hospitais do interior”, disse a titular Cláudia Regina Daniel.

A falta de incentivo federal no repasse de recursos para a área da saúde foi destacada pelos parlamentares presentes, como os deputados estaduais Carlos Burigo/MDB, Fran Somensi/PRB e Pepe Vargas/PT.

O presidente da Câmara de Nova Bassano e Vice-Presidente do Parlamento Regional, Márcio De Conto, manifestou-se e relatou as dificuldades dos Municípios, citou que em Nova Bassano são mais de 25 pessoas esperando para procedimentos cardiológicos e mais de 60 pessoas esperando cirurgias de Alta Complexidade. Nesse sentido, também destacou que a maioria dos Municípios está sobrecarregada com os gastos em saúde, visto que praticamente todos estão fazendo o complemento do teto da tabela do SUS.

Outra pauta debatida foi a EC 95, que bloqueou o aumento de custos do Governo Federal nas áreas da saúde, educação e segurança e agora os hospitais não conseguem retomar com esse recurso, visto que falta material, espaço e funcionários.

O presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, finalizou a reunião pública com ênfase em garantir que as pautas debatidas serão levadas adiante nas ações frente à saúde pública. “Junto da Mesa Diretora, vamos formalizar tudo o que foi discutido aqui. O parlamento irá agir levando isso para as entidades responsáveis e parceiras”, concluiu.