Presidente participa de Reunião do Parlamento Regional em Nova Prata

por Jéssica Minosso publicado 05/08/2022 16h47, última modificação 05/08/2022 16h47

Na sexta-feira, dia 29.07 o Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Bassano, Márcio De Conto, participou da reunião mensal do Parlamento Regional da Serra Gaúcha que foi realizada na Casa da Cultura de Nova Prata e debateu o setor turístico, tema que já havia sido abordado em reunião anterior realizada em Veranópolis. Além de representantes das Câmaras Municipais integrantes da entidade regional, estiveram presentes Prefeito e Vice de Nova Prata, responsáveis pela pasta de Turismo de 6 municípios e a Atuaserra.

Ao dar início à reunião o Presidente do Parlamento Regional, Sr. Gelsomir Corassa, fez uma breve introdução sobre a reunião realizada em Veranópolis enfatizando a continuidade do debate em Nova Prata.

Para os representantes do Atuaserra, a pasta de Turismo trabalha de forma regional, unindo-se com outros municípios para execução de projetos e obtenção de recursos, pois as dificuldades orçamentárias frequentemente enfrentadas pelas pastas do turismo induzem à busca por recursos de forma coletiva (intermunicipal). A Atuaserra defende o papel do Poder Público junto ao Poder Legislativo na atuação do turismo e ações e medidas coletivas que busquem incentivar o investimento particular no setor turístico por meio de políticas públicas.

Os temas abordados pelos responsáveis pela pasta de Turismo discorreram sobre a importância do turismo para a comunidade e sua capacidade de modificar uma região, uma população. Por necessidade, busca-se a união para captação de recursos. No entanto, a regionalização é muito mais que isso pois os turistas visitam a “Serra Gaúcha”, ou seja, algo definido de forma regionalizada. De forma individualizada, os municípios buscam seus diferenciais para atrair os turistas para suas localidades.

O setor turístico gera recursos livres ao município e incentiva o avanço econômico. O papel do setor público é fomentar a permanência dos turistas nos locais. Contudo, o trabalho é primeiro construir de dentro para fora, ou seja, que os habitantes amem onde moram. Há também a importância de vender os municípios em feiras e eventos para divulgar e promovê-los.

Márcio De Conto, Presidente da Câmara de Nova Bassano e Vice-Presidente do Parlamento Regional manifestou-se e endossou a fala dos demais participantes, destacou a importância do setor turístico na busca e arrecadação de recursos que visem melhorar a qualidade de vida especialmente dos habitantes da cidade, ressaltou que o Poder Legislativo pode e deve atuar junto ao Poder Executivo buscando recursos e enfatizou que o objetivo somente será alcançado se todos os envolvidos estirem cientes da importância do setor e o tratarem com a devida atenção.

Levantou-se também a necessidade da manutenção e seguimento dos trabalhos da pasta de turismo através de servidores efetivos da área. A união entre Poder Legislativo e Executivo foi unânime entre todos os presentes para solucionar os empecilhos encontrados nos municípios e suas relações com a região.

A próxima reunião será realizada em Vila Flores e terá como tema a rodovia 448 com data ainda a ser definida.