Reunião do Parlamento Regional

por assessor, Gabriel Merlo da Rocha — publicado 23/10/2018 00h00, última modificação 24/10/2018 12h41
Colaboradores: foto, secretária Jéssica Minosso
A reunião teve como pauta segurança pública, tratado pelo parlamento regional juntamente com representantes das forças públicas de segurança.

No dia 24 de outubro, o Presidente da Câmara de Vereadores Márcio De Conto (PCdoB) participou da Reunião do Parlamento Regional que aconteceu em Nova Roma do Sul.

O início da reunião contou com a presença de representantes da Brigada Militar, incluindo o Comandante Cardoso, responsável pela Brigada Militar da Região da Serra, Major Álvaro Martinelli, comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turística (3º Bpat), com sede em Bento Gonçalves e a Capitã Helena Beilfuss Santana, que comanda o Batalhão de Nova Prata. Os Policiais Militares se manifestaram a respeito da crise da segurança pública da região, afirmaram que o trabalho fica prejudicado pela falta de efetivo nas ruas e pela legislação Penal e Processual Penal que muitas vezes os obriga a fazer um trabalho dobrado.

A ideia do Comandante Cardoso acolhida pelo Parlamento foi a elaboração de um ofício endereçado para o Congresso Nacional e ao Presidente da República solicitando adequação na legislação Penal e Processual Penal.  Outro ofício será encaminhado ao Governador do Estado solicitando nomeação de mais policiais para a região da Serra. Ambos ofícios serão encaminhados no início de 2019 pois o envio agora dificultaria qualquer providência de quem está acabando o mandato.

Após a participação da Brigada Militar a reunião seguiu com a presença dos Presidentes de Câmaras da Região que abordaram políticas públicas no âmbito municipal que poderiam ser criadas para dar mais comodidade aos policiais lotados na cidades, como a possibilidade do auxílio-moradia subsidiado pelo Município e a instalação de câmeras de monitoramento interligadas entre as cidades.

A próxima reunião do Parlamento Regional está marcada para o dia 14 de novembro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Nova Bassano.