Vereador Márcio De Conto participa do primeiro encontro do Parlamento Regional em 2021

por Jéssica Minosso publicado 26/02/2021 16h33, última modificação 26/02/2021 16h33

Ocorreu na tarde da quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a primeira reunião do Parlamento Regional em 2021 na sede do Legislativo caxiense. O encontro entre Presidentes de Câmaras Municipais ocorre desde 2017 e tem como objetivo debater de forma conjunta a região serrana. Esteve representando a Câmara de Vereadores de Nova Bassano, o Vereador Vice-Presidente da Casa, Márcio De Conto, que agradeceu a Presidente Alais Lovera pela oportunidade.

Na reunião, os parlamentares apresentaram-se e elegeram a mesa que irá coordenar os trabalhos no ano de 2021. Para presidi-la, foi eleito o presidente de Monte Belo do Sul, Onecimo Pauleti, que já possui experiência no Parlamento Regional com a Legislatura passada. Junto a Pauleti, integram a mesa Gilmar Peruzzo de Nova Prata, como vice; e Velocino Uez, de Caxias do Sul, como secretário.

Segundo Onecimo Pauleti, a união dos Municípios ajuda a região a ter mais oportunidades de crescimento e força. “Se não trabalhamos em conjunto, não conseguiremos nada e o Parlamento é uma grande ferramenta para encaminhar as demandas da Serra”, disse. O presidente da Câmara Caxiense, vereador Velocino Uez, reforçou o valor do trabalho coletivo para o progresso regional. “Estamos à disposição para secretariar os trabalhos e somar em benefício da comunidade”, destacou. Já Clarisse Minozzo, vereadora de Nova Prata, que foi a presidente do Parlamento em 2020, lamentou por não poder executar o que havia planejado para a região devido à pandemia de coronavírus, que dificultou as ações da entidade.

O Parlamento Regional é constituído por 24 Municípios da região da Serra. Nos últimos quatro anos, o grupo de parlamentares debateu a região metropolitana da Serra, a nova regulamentação do ISS; através de audiências: políticas públicas para agricultura; melhor infraestrutura rodoviária e, em 2018 proporcionou o debate de candidatos ao Governo do Estado. As reuniões são mensais e ocorrem nos Legislativos Municipais. O próximo encontro está previsto para o dia 11 de março em Monte Belo do Sul. Participaram na reunião, representantes das Câmaras de: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis. Além das Câmaras representadas na reunião, também integram o Parlamento Regional as Câmaras de André da Rocha, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Salvador do Sul.